Residencial Alpha Garden

15 janeiro 2007

 

BOM CONVÍVIO

PREZADOS CONDÔMINOS
No decorrer desses 2 meses que estamos à frente da administração de nosso condomínio, tenho observado o quanto é complicado a convivência humana. Falo disso porque vários contratempos têm surgido, principalmente, nas relações com os nossos vizinhos.
Não tenho intenção de passar a imagem de boa samaritana, mas acredito que bom senso é essencial para que nosso dia-a-dia em nosso condomínio seja agradável.
Uma das questões mais sensíveis que estou constatando diz respeito ao direito de construir. Primeiro, porque tal direito para ser exercido tem que seguir regras básicas, sejam legais, sejam técnicas. Segundo, porque tais regras são limitativas. Ou seja: o condômino para construir têm que se adequar às determinações impostas pela lei, como, também, observar se sua construção não vai repercutir no cotidiano de seu vizinho.
Pois bem, várias reformas estão sendo feitas ou foram realizadas sem se levar em conta tais aspectos tão importantes. Com isso, os conflitos que não deveriam, sequer, existir estão causando dissabores a muitos.
Como síndica, não posso intervir nas questões relacionadas ao direito privado, isto é, nas relações interpessoais, só podendo interceder quando se tratar de situações concernentes ao condomínio como, por exemplo, modificação de fachada, cor da casa, infringência ao Regimento Interno, etc.
Mas como tenho sido procurada por aqueles que estão se sentindo prejudicados, estou encaminhando, caso a caso, para nossa Administradora, a fim de tentar compor um acordo entre os conflitantes.
Note-se, um acordo para surtir êxito, faz-se necessário que as partes envolvidas façam concessões mútuas. Assim, uma boa dose de bom senso não fará mal a ninguém.
Não custa lembrar: seu vizinho que está se sentindo lesado poderá trazer-lhe alguns embaraços como, por exemplo, requerer à Justiça o embargo e, consequente, demolição de sua obra. Logo, antes de construir, lembre-se: consulte o autor do projeto, pois só com o consentimento dele poderá ser alterado seu projeto original; solicite autorização do Poder Público, assim manda a lei; converse com seu vizinho sobre sua obra, caso esta for causar alguma alteração em seu imóvel.
E o mais importante, um vizinho amigo pode lhe proporcionar bons momentos.
Atenciosamente, Glaucia Ribeiro, síndica.
OBS: Todos, sem exceção, que me procuraram tiveram seus pedidos encaminhados à Administradora para esta se empenhe em encontrar uma solução boa para todos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

Archives

novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?